sexta-feira, 15 de abril de 2011

Anel de noivado

'Cês já viram o filme Voltar a morrer, com a Emma Thompson e o Kenneth Branagh [sempre estranho sem barba]?

Vi esse filme com uns 12 anos [na época em que videocassete era luxo e meu tio ganhou um Panasonic em uma rifa!] e uma parte da história não me saiu da cabeça.

De forma bem resumida, em uma cena do filme [spoiler!] o personagem do Kenneth Branagh [um detetive] entrega para a personagem da Emma Thompson [uma moça que perdeu a memória] um anel – mais precisamente uma “aliança” irlandesa – que ela usava quando foi encontrada, e quando ela coloca o anel em uma determinada posição na mão esquerda, entende-se que ela é comprometida.

Uns dois anos depois vi uma foto de página inteira do Daniel Day-Lewis na Marie Claire onde o ele usava o bendito do anel. Fiquei tão fissurada na história que mesmo em tempos de Windows 3.11 e internet escassa consegui descobrir qual era a história, afinal.

[não esperem muito, sou péssima com histórias!]

Reza a lenda [uma das lendas. parece que existem várias] que uns trezentos anos atrás um grupo de pescadores foi seqüestrado por piratas e vendido pra um joalheiro.

Um destes pescadores tinha uma noiva na vila onde morava mas, claro, o casamento não aconteceu. Depois de um tempo o pescador aprendeu a trabalhar com jóias e, pensando na moça que tinha deixado na vila, criou um anel com um coração no centro – representando o amor –, duas mãos representando a amizade e uma coroa representando a lealdade.

Anos depois o rapaz conseguiu fugir de volta para a vila e descobriu que sua noiva não tinha desistido de esperá-lo. Deu para ela o anel e foram felizes ever after...

Bonitinho, não? ^^

Atazanei tanto o juízo da minha mãe que ela mandou fazer um anel pra mim como o do Daniel Day-Lewis que – aqui eu peço desculpas ao Sr. Ourives que já até morreu – não ficou tão bonito quanto eu esperava... =/

Conheci namorido e contei a história. E ganhei um Claddagh ring parecido com este da foto [minhas pedrinhas são todas branquinhas]:

[tá escuro pra chuchu aqui e a foto da minha mão saiu muito tosca!]

– pessoas solteiras usam na mão direita com a coroa apontando para a ponta dos dedos

– pessoas comprometidas usam na mão direita com a coroa apontando para dentro da mão [para o “coração”]

– pessoas “noivas” usam na mão esquerda com a coroa apontando para a ponta dos dedos

– pessoas casadas usam na mão esquerda com a coroa apontando para dentro da mão

A grande questão é: hoje em dia é tranqüilo, uso o anel na mão esquerda e a aliança na mão direita. Já “testei” usar os dois na mão esquerda e não ficou lá muito confortável, não... =/

3 comentários:

Bruna Reis disse...

oi Carol, Acho melhormesmo vc desistir de enfeites na cabeça! rsrsrs
O anel é muito lindo,, adorei a historia tb!
bom final de semana
bjinhus

Cris disse...

Onde eu tava quando você escreveu este post que eu não vi? Acho que tava viajando...
Não conhecia este anel. Que coisa bonitinha!

Laura Vaz disse...

nossa que lindo, demais da conta meu namorado vai ter que me dar um desse se nao der eu nao caso, kkk